Silveira recebe alta após cirurgia, mas segue em cuidados fora do campus da UFSM

Silveira recebe alta após cirurgia, mas segue em cuidados fora do campus da UFSM

Foto: Reprodução (X)

Silveira, em registro feito na biblioteca da UFSM, um dos locais preferidos por ele no campus. Atualmente, o cão se recupera de cirurgia e permanece sob cuidados domiciliares.

Um boletim divulgado pelo Projeto Zelo trouxe atualizações sobre o estado de saúde do Silveira, o cachorro que virou mascote da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após um período de internação no Hospital Veterinário Universitário (HVU), Silveira recebeu alta, mas, por recomendação médica, ainda não deve retomar sua rotina de vida livre pelo campus.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a equipe, Silveira passou por uma cirurgia no dia 26 de junho, quando foram realizadas biópsias de lesões encontradas no fígado e no baço. O procedimento exigiu um pós-operatório de cuidados intensos, com acompanhamento da alimentação e monitoramento constante. Por esse motivo, Silveira segue afastado da universidade, e deve permanecer sob os cuidados de uma integrante do projeto até que os resultados das biópsias sejam divulgados.

"Ainda não temos o resultado das biópsias, estamos no aguardo para uma nova etapa que pode vir para nosso aumigo. (...) Ele está muito bem cuidado, com toda a assistência e amor, com uma das nossas integrantes da equipe no conforto de um lar. Podemos dizer que o Pró Reitor segue suas atividades em trabalho remoto!", escreveu o projeto.

Desde o ano passado, os check-ups se tornaram mais frequentes parao cachorro, que tem mais de 10 anos de idade. No início de junho, ele já havia passado por outros procedimentos para tratar lesões na pele, como a retirada de nódulos maiores e sessões de criocirurgia. À época, o resultado foi de tumores dérmicos (hemangiomas) comuns em cães de vida livre, especialmente os de pelagem clara e mais velhos, como explica o projeto. A cirurgia mais recente é uma nova etapa do acompanhamento clínico.

O Zelo agradeceu o carinho e apoio recebidos, especialmente após a repercussão envolvendo Silveira, e reforçou que toda a visibilidade se estende também aos outros 85 cães e gatos atendidos pelo projeto dentro do campus. Todos eles são vítimas de abandono e vivem na esperança de encontrar um novo lar. 

"A “fama” nos trouxe muitas parcerias, ajudas, visibilidade, que em todo momento deixamos bem claro que se refere ao Projeto Zelo como um todo, aos nossos 85 cães e gatos do campus. Só quem está nesse dia a dia da causa animal sabe o quanto é difícil e árduo. Temos que ser fortes para garantir que o campus da UFSM fique livre de mais abandonos e da falta de consciência da população.

Ajude como puder. Dê um lar temporário, doe, adote. É por eles!", finaliza a nota.


Leia na íntegra



"Nesta semana Silveira recebeu a alta de uma longa internação no HVU. Sua última cirurgia ocorreu dia 26/06, onde foram realizadas biópsias de lesões no fígado e baço, que exigiram um pós operatório de intensos cuidados, pontos e monitoramento da alimentação, entre outras. Desde o ano passado os check-ups dele se tornaram mais frequentes. As lesões na pele, hemangiomas, tratadas com criocirugia e retirada de nódulos maiores já tiveram o diagnóstico de tumores dérmicos, bastante comuns em cães de vida livre, com pelagem clara (aparecem nas partes branca, nele, barriga e patas) e com a idade dele também. Mas a intensificação de exames em outros órgãos nos acenderam vários alertas, que com os excelentes profissionais já estavam sendo monitorados. Ainda não temos o resultado das biópsias, estamos no aguardo para uma nova etapa que pode vir para nosso aumigo.

Todos amam o Silveira livre, arteiro e visitante de vários sofás no campus, inclusive nós da equipe do Zelo. Mas temos que prezar pela saúde dele, aceitar as recomendações dos veterinários e seguir os tratamentos prescritos. É por esta razão que o Sil não voltou à vida livre no campus, não é possível para a condição dele.
Ele está muito bem cuidado, com toda a assistência e amor, com uma das nossas integrantes da equipe no conforto de um lar.

Podemos dizer que o Pró Reitor segue suas atividades em trabalho remoto! Nós agradecemos cada mensagem de carinho, de preocupação e afirmamos que a viralização dele ocorreu num momento bem turbulento para todas nós.

 A “fama” nos trouxe muitas parcerias, ajudas, visibilidade, que em todo momento deixamos bem claro que se refere ao Projeto Zelo como um todo, aos nossos 85 cães e gatos do campus. Só quem está nesse dia a dia da causa animal sabe o quanto é difícil e árduo. Temos que ser fortes para garantir que o campus da UFSM fique livre de mais abandonos e da falta de consciência da população.
Ajude como puder. Dê um lar temporário, doe, adote. É por eles!"





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em coletiva, organização da Feicoop esclarece os motivos do adiamento da edição de 2025 Anterior

Em coletiva, organização da Feicoop esclarece os motivos do adiamento da edição de 2025

Devedores do IPVA 2025 têm até 19 de julho para evitarem inscrição em dívida ativa Próximo

Devedores do IPVA 2025 têm até 19 de julho para evitarem inscrição em dívida ativa

Geral